Bancas

  1. JOBIM, Marco Felix. OSNA, Gustavo. TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Gustavo de Souza Fontana. A eficiência como norma fundamental do processo civil brasileiro. Agosto/2019. Especialização em Direito Processual Civil. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  2. JOBIM, Marco Felix. OSNA, Gustavo. TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Pedro Fülber Simon. O instituto da modulação de efeitos no sistema de precedentes e a influência na nova compreensão dos fenômenos da interpretação e aplicação do direito. Especialização em Direito Processual Civil. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  3. JOBIM, Marco Felix. OSNA, Gustavo. TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Pedro Olicheski Pacheco. Algumas repercussões sobre o conceito de contraditório no processo civil brasileiro. Especialização em Direito Processual Civil. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  4. POHLMANN, Marcelo Coletto. TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de José Carlos Andrade Maranhão. O direito fundamental de realizar um planejamento tributário com único fim de economizar tributos. Fevereiro/2019. Especialização em Direito Tributário. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/IET.
  5. TESSARI, Cláudio. WAGNER, Korff Rafael. Participação em banca – professor orientador – de Luiz Eduardo Irigoyen de Mélo. O voto de qualidade nos julgamentos administrativo-tributários do CARF: as ilegalidades e inconstitucionalidades do in dubio pro fiscum. Setembro/2018. Especialização em Direito Tributário. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/IET.
  6. TESSARI, Cláudio. WAGNER, Rafael. Participação em banca – professor orientador – de Tiago dos Santos. O novo conceito de insumo para fins de créditos de PIS e da COFINS, não cumulativos, na atividade cooperativa. Setembro/2018. Especialização em Direito Tributário. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/IET.
  7. WAGNER, Rafael. TESSARI, CláudioParticipação em banca – professor convidado – de Eduardo da Costa Tubia. O impacto da carga tributária sobre as empresas brasileiras.Setembro/2018. Especialização em Direito Tributário. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/IET.
  8. WAGNER, Rafael. TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Sabrina Lopes Fensterseifer. A exclusão do Contribuinte do programa de recuperação fiscal instituído pela Lei n. 9.964/2000, em razão do pagamento de valor irrisório das parcelas do parcelamento. Setembro/2018. Especialização em Direito Tributário. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/IET.
  9. WAGNER, Rafael. TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Luiz Edmundo Kielbovicz. A imunidade tributária das sociedades de economia mista que prestam serviços públicos de assistência social.Setembro/2018. Especialização em Direito Tributário. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/IET.
  10. TESSARI, Cláudio. FORSTER, João Paulo. Participação em banca – professor orientador – de Gabriel Sant’Ana Bitencourt Dias. A recuperação judicial e a exigência de certidões negativas de débitos tributários: ilegalidades e inconstitucionalidades. Maio/2018. Centro Universitário Ritter dos Reis.
  11. TESSARI, Cláudio. FORSTER, João Paulo. Participação em banca – professor orientador – de Lisiane dos Santos Palmeira. Da possibilidade de dispêndios com embalagens no transporte de mercadorias gerarem créditos tributários que podem ser abatidos na base de cálculo do PIS e da COFINS. Fevereiro/2018. Centro Universitário Ritter dos Reis.
  12. TESSARI, Cláudio. POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador– de Ligia Aparecida Braga Bittencourt. A Inscrição no CPOM, por si só, não pode ter o condão de estabelecer a competência tributária para exigibilidade do ISSQN.Janeiro/2018. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/IET.
  13. TESSARI, Cláudio. POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Matheus Sprenger Neubauer da Costa. As sociedades profissionais de advocacia e a adequada base de cálculo do ISSQN no município de Porto Alegre.Janeiro/2018. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/IET.
  14. TESSARI, Cláudio. POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador– de Júlio Schertenleib. Limitações impostas pelo Estado do Rio Grande do Sul para a transferência de saldo credor de ICMS decorrente de operações de exportação. (Aperfeiçoamento/especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário). Dezembro/2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  15. TESSARI, Cláudio. POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador– de Laura Pochamann. O dispêndio com embalagens utilizadas no transporte de mercadorias pode ser considerado insumo, para fins de crédito de PIS e COFINS?(Aperfeiçoamento/especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário). Dezembro/2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  16. POHLMANN, Marcelo Coletto. TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado– de Maria Catarina Araújo da Silva. Impacto da desoneração da folha de pagamento: um estudo de caso comparativo.(Aperfeiçoamento/especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário). Dezembro/2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  17. TESSARI, Cláudio. POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador– de Rodrigo Ribeiro Leitão. A não incidência do IRPF sobre os resultados deficitários dos planos de previdência complementar.(Aperfeiçoamento/especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário). Dezembro/2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  18. TESSARI, Cláudio. POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador– de Tamara Bicca. A SCP e a SPE na gestão e planejamento contábil e tributário no desenvolvimento da atividade de construção civil.(Aperfeiçoamento/especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário). Dezembro/2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  19. TESSARI, Cláudio. POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca –professor orientador – de Guilherme Lopes Boaro. Propósito negocial como requisito para constituição da holding patrimonial familiar. (Aperfeiçoamento/especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário). Novembro/2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  20. POHLMANN, Marcelo Coletto. TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Letícia Uhlig Caminha. Incentivos fiscais para empresas que possuem práticas sustentáveis.Artigo (Aperfeiçoamento/especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário). 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  21. TESSARI, Cláudio. FORSTER, João Paulo K.. Participação em banca – professor orientador – de Fernando Macedo. Da inconstitucionalidade e ilegalidade de negar-se à sociedade de profissão legalmente regulamentada (prevista na lista anexa a LC n. 116/2003) a tributação pelo ISSQN pelo número de profissionais, em decorrência da falta de unicidade de profissões em quadro societário. 2017. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário). Centro Universitário Ritter dos Reis – Laureate International Universities.
  22. TESSARI, Cláudio. FORSTER, João Paulo K.. Participação em banca – professor orientador – de Fernanda da Rosa Moreira. Holding patrimonial familiar: seus objetivos e os requisitos para sua constituição e manutenção. 2017. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário). Centro Universitário Ritter dos Reis – Laureate International Universities.
  23. TESSARI, Cláudio. FORSTER, João Paulo K.. Participação em banca – professor orientador – de Fernanda Silva da Silva. Da responsabilidade penal da pessoa jurídica no âmbito do crime tributário. 2017. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário). Centro Universitário Ritter dos Reis – Laureate International Universities.
  24. POHLMANN, Marcelo Coletto. TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Antonella Greniuk Rigo. Da possibilidade de anulação das decisões do CARF por vício de julgamento: uma análise à luz dos princípios do processo administrativo tributário. 2017. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário PUC/IET). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  25. TESSARI, Cláudio. FORSTER, João Paulo K.. Participação em banca – professor orientador – de Eudocio Sergio Silva Souza. A ineficiência do processo penal frente ao direito tributário, no Brasil. 2017. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário). Centro Universitário Ritter dos Reis – Laureate International Universities.
  26. TESSARI, Cláudio. POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca -professor orientador – de Eduardo Augusto Alegretti. Críticas à utilização do instituto da recuperação judicial para cobrança de créditos tributários. Março/2017. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário PUC/IET). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  27. POHLMANN, Marcelo Coletto. TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Mariângela Bezerra Pereira Macelaro. Imunidade tributária condicionada do imposto sobre a transmissão, inter vivos, de imóveis na integralização de capital social.Março/2017. Artigo Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário PUC/IET). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  28. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Francine Holderried. Guerra Fiscal e os limites constitucionais dos municípios para legislar sobre ISSQN – análise de caso real: ADPF 190.2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  29. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Juliana Mincarone Sanguinetti. Da impossibilidade de condicionar-se a manutenção de incentivos fiscais (ICMS) à destinação de percentual para o fundo de equilíbrio fiscal.2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  30. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Naradiles Morais Lopes. Das indevidas limitações relacionadas ao percentual da receita de exportação, para fruição do regime especial de tributação do ICMS. 2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  31. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de William Lemos Iserhardt. Da não incidência do imposto sobre serviços na concessão temporária de exploração de direitos autorias sobre obras audiovisuais.2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  32. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Gustavo Della Méa Londero. Os critérios relevantes na comparação dos regimes tributários: simples nacional, lucro real e lucro presumido. 2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  33. TESSARI, Cláudio; FORSTER, João Paulo K.. Participação em banca – professor orientador – de José Bonifácio Gonçalves Quintana. Dos impostos extraordinários a serem instituídos, temporariamente, na iminência ou em caso de guerra externa. 2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário) – Centro Universitário Ritter dos Reis – Laureate International Universities.
  34. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Camila Bandel Nunes Pinheiro. Das ilegalidades e inconstitucionalidades do ato exclusão do simples nacional, por dívidas tributárias, por se constituir num expediente sancionatório indireto para o cumprimento da obrigação tributária. 2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Pós-graduação em Direito Tributário PUCRS-IET) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  35. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Silvia de Moura Stortegagna. Planejamento tributário por meio da constituição de holding imobiliária: redução da carga tributária em operações de locação de imóveis.2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Pós-graduação em Direito Tributário PUCRS-IET) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  36. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Ângelo Virtuoso. Análise das obrigações acessórias estabelecidas pelo sistema público de escrituração digital (sped) à luz do princípio da capacidade colaborativa.2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Pós-graduação em Direito Tributário PUCRS-IET) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  37. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Júlio César Becker Pires. Da impossibilidade dos municípios brasileiros estabelecerem novos requisitos para que os contribuintes, sociedades simples, possam fazer jus a tributação pelo ISSQN pelo número de profissionais. 2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  38. TESSARI, Cláudio. FORSTER, João Paulo K.. Participação em banca – professor orientador – de Diego Duarte Gonzalez. A Tributação do ISS na operação de planos de saúde.2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário) – Centro Universitário Ritter dos Reis – Laureate International Universities.
  39. TESSARI, Cláudio. FORSTER, João Paulo K.. Participação em banca – professor orientador – de Michele Zanettin. Da inexigibilidade do diferencial de alíquotas do ICMS-RS, nas aquisições de mercadorias de outros Estados, desde que utilizadas na prestação de serviços.2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário) – Centro Universitário Ritter dos Reis – Laureate International Universities.
  40. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Tatiane Paranhos. Aspectos contábeis e tributários envolvidos na metodologia de fixação do preço de venda das mercadorias em uma empresa comercial. 2016. Artigo (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  41. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Silvia de Moura Scortegagna. Planejamento tributário por meio da constituição de holding imobiliária: redução da carga tributária em operações de imóveis. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  42. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Angelo Virtuoso. Análise das obrigações acessórias estabelecidas pelo sistema público de escrituração digital (SPED) à luz do princípio da capacidade colaborativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  43. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Nícolas Lagemann. O imposto sobre serviço das sociedades simples formadas por profissionais de profissões regulamentadas distintas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  44. TESSARI, Cláudio; XAVIER, J. T. N.. Participação em banca – professor orientador – de Evelyn Silva de Souza. A (im)penhorabilidade do bem de família nas execuções fiscais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Direito da Empresa com Ênfase em Direito Tributário) – Faculdade IDC.
  45. TESSARI, Cláudio; XAVIER, J. T. N.. Participação em banca – professor orientador – de Samuel Pinheiro. O limite da responsabilidade do sócio retirante nas reclamações trabalhistas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Direito da Empresa com Ênfase em Direito Tributário) – Faculdade IDC.
  46. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Nathalia Pujol Arena. Das vantagens tributárias da constituição e utilização de uma holding patrimonial familiar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  47. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Darciane Flach. Governança Corporativa em empresa familiar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  48. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Gabriela Brage Cardoso Costa. Ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) e o planejamento tributário em torno do mesmo em operações de incorporação de empresa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  49. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Douglas Marques Ferreira. Importo sobre a renda retida na fonte remessas para o exterior em contratação de serviços sem transferência de tecnologia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  50. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Leonardo Silvestri. Características e requisitos de um modelo de gestão tributária empresarial eficaz. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  51. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Renato Maynart Pereira. Simples Nacional: análise das vantagens na adoção deste regime tributário pelas clínicas de fisioterapia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  52. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Mara Carvalho. O fundo de investimento imobiliário – FII, seus cotistas e a sua tributação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  53. TESSARI, Cláudio; XAVIER, J. T. N.; TRENTIN, D. C.. Participação em banca – professor orienador – de Tiago Ricardo Teixeira. Disputa de mercado no meio empresarial: dos atos de concorrência desleal à reparação dos danos dela provenientes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Direito da Empresa com Ênfase em Direito Tributário) – Faculdade IDC.
  54. TESSARI, Cláudio; XAVIER, J. T. N.; TRENTIN, D. C.. Participação em banca – professor orientador – de Pedro Dimas Alvares. Moedas virtuais no direito brasileiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Direito da Empresa com Ênfase em Direito Tributário) – Faculdade IDC.
  55. TESSARI, Cláudio; XAVIER, J. T. N.; TRENTIN, D. C.. Participação em banca – professor orientador – de Rodrigo Chamorro da Silva. Ética empresarial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Direito da Empresa com Ênfase em Direito Tributário) – Faculdade IDC.
  56. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Raquel Schweitzer. Planejamento tributário e relação de interdependência: análise de decisões do CARF envolvendo a tributação de empresas do setor da perfumaria e cosmética. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  57. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Bolívar Guedes. O regime especial drawback como instrumento estratégico de competitividade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  58. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Caroline Hoch Gonçalves. Planejamento tributário aplicado à escolha do regime de tributação de pequenas empresas com potencial de crescimento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  59. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Cecille Pallaré Castro e Silva. A cisão de empresas como forma de planejamento tributário: análise dos requisitos do propósito negocial e da substância econômica na visão do Carf. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  60. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Ademar Bordignon. Os reflexos da desoneração da folha de pagamento pelo governo federal para empresas de tecnologia da informação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  61. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Diana Elisa Steffens Ewald. Da não incidência do PIS e da COFINS sobre os dividendos originários das holdings a título de juros sobre o capital próprio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  62. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca de – professor orientador – Orontes Pedro Antunes Mariani. A desconsideração do laudo de mensuração dos ativos e do ágio por rentabilidade futura previsto na Lei n. 12.973/14, e a observância dos princípios da motivação, ampla defesa e contraditório. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  63. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Leslie Nasario. Mensuração a valor justo e seus efeitos fiscais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  64. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Vanessa Pedroso de Azevedo. Incentivos fiscais à inovação tecnológica no brasil: dificuldades no registro das informações contábeis. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  65. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Rafael Mallmann. A não cumulatividade da contribuição ao PIS e da COFINS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  66. TESSARI, Cláudio; MOSSMANN FILHO, J. L.. Participação em banca – professor orientador – de Carla Joseandra Dillenburg. A holding patrimonial familiar – aspectos societários e tributários. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito e Gestão Tributária) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
  67. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Edson Regis Fracasso Garcia. Da exigência de ITBI em operação de transmissão de bens ou direitos para integralização de capital em pessoa jurídica inativa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  68. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Vitor Sperb Xavier. Do Direito das Clínicas Odontológicas à Tributação do IRPJ e CSLL Aplicável a Estabalecimentos Hospitalares. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  69. TESSARI, Cláudio; POHLMANN, Marcelo Coletto. Participação em banca – professor orientador – de Lilia Tuchtenhagen do Nascimento. Migração das Empresas de Formento Mercantil (Factoring) para Securitização de Títulos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  70. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Renata Pereira Evangelista. Os reflexos da análise econômica no direito tributário. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  71. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Ana Paula Michelena Esteves. Os benefícios que as diversas modalidades de drawback trazem para as empresas que os utilizam. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  72. POHLMANN, Marcelo Coletto; TESSARI, Cláudio. Participação em banca – professor convidado – de Nelson Sanches Rosa. O controle dos atos de concentração sob a ótica da lei 12.528/2011. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.